MACRO ÁREA 01 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde
Descrição
As unidades básicas de saúde da família e unidades básicas de saúde, popularmente conhecidas como “postinhos”, são as chamadas “portas de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS). Através delas deve ocorrer o primeiro ingresso do paciente ao sistema de saúde, salvo casos de urgência e emergência, os quais devem acessar os serviços corretos.
O atendimento prestado nestas unidades vai além do atendimento imediato, prevendo o acompanhamento do paciente ao longo de seu tratamento e da vida; nas unidades básicas de saúde da família, existe a figura do agente comunitário de saúde, que deve fortalecer o vínculo das unidades com as famílias.
Documentos necessários/requisitos para o acesso
Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.
Comprovante de residência, nos casos de agendamento de consultas e acompanhamento nas unidades. O comprovante de residência não é necessário em casos de urgência e emergência ou de cadastro prévio do paciente na unidade.
Unidades prestadoras do serviço/horários de funcionamento
UBS Posto Central
Endereço
Rua Marechal Floriano, 305
Horário de funcionamento
Atendimento médico, odontológico e de enfermagem
8h às 12h - 13h às 17h
Sala de vacinas
8h às 11h45min – 13h às 16h
Telefone
3238-2201
UBSF Veneza
Endereço
Rua Pedro Simão Zogbi, 254
Horário de funcionamento
Atendimento médico, odontológico e de enfermagem
8h às 12h - 13h às 17h
Telefone
3238-2548
UBSF Carlos Santos
Endereço
Rua Evandro Ribeiro da Silva, Travessa 19
Horário de funcionamento
Atendimento médico, odontológico e de enfermagem
8h às 12h - 13h às 17h
Telefone
3238-1531
UBSF João Landell
Endereço
Rua Fernando Duprat, 627
Horário de funcionamento
Atendimento médico, odontológico e de enfermagem
8h às 12h - 13 às 17h
Sala de vacinas
8h30min às 11h30min - 13h30min às 16h
Telefone
3238-2354
UBSF Bujuru
Endereço
Rua Genuíno Ferreira, 311, 3º Distrito - Bujuru
Horário de funcionamento
Atendimento médico, odontológico e de enfermagem
9h às 12h - 12h30min às 17h30min
Sala de vacinas
Sextas-feiras das 9h30min às 11h30min e 13h as 16h30min
Telefone
3256-0000
Ambulatório do Capão do Meio (saúde quilombola)
Endereço
BR 101
Horário de funcionamento
Atendimento de enfermagem
9h às 12h - 12h30min às 17h30min
Telefone
Sem telefone
UBSF Estreito
Endereço
BR 101
Horário de funcionamento
Atendimento médico e de enfermagem
8h30min às 12h - 12h30min às 17h
Telefone
Sem telefone
UBSF Hélio Rossano (Quinta)
Rua Dois, 310, Quinta Secção da Barra
Horário de funcionamento
Atendimento médico e de enfermagem
8h às 12h - 12h30min às 16h30min
Telefone
3238-6097
Unidade Móvel de Saúde
Endereço
Atendimento em áreas do interior, descobertas por Unidades Básicas de Saúde da Família
Horário de funcionamento
Atendimento médico e de enfermagem
Dias e horários conforme cronograma divulgado no site e redes sociais da Prefeitura
Telefone
3238-4500
Quem pode acessar
Em caso de atendimentos emergenciais, qualquer cidadão. Para consultas, acompanhamentos e serviço como sala de vacinas, apenas para munícipes com residência na área da UBS ou UBSF.
Tempo de atendimento
Para atendimento de urgência e emergência, o atendimento é imediato. Os demais atendimentos se darão conforme classificação de protocolo de acolhimento e classificação de risco, para atendimento imediato ou agendado.
Serviços prestados:
-Acolhimento com classificação de risco
-Consulta e procedimentos médicos
-Consulta e procedimentos de enfermagem
-Consulta e procedimentos odontológicos
-Consulta de pré natal
-Consulta de puerpério
-Consulta de puericultura
-Testes diversos (teste do pezinho, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, gravidez)
-Acompanhamento das mais diversas condições crônicas de saúde, como: diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis, saúde mental, obesidade, deficiências, dentre outros.
-Visitas domiciliares pela equipe da UBSF, quando for necessário, conforme entendimento da equipe
-Notificações obrigatórias: violências, acidente de trabalho, picadas de animais, dentre outras.
-Ações de saúde para promoção da saúde e prevenção do agravamento das doenças.
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Assistência Farmacêutica
Descrição
Realiza as compras e distribuição de medicamentos de uso comum, controlados, contínuos e antibióticos. Também realiza compra e distribuição de fraldas, conforme a recomendação do Serviço Social da Saúde.
Também realiza abertura de processos administrativos para fornecimento de medicamentos via Secretaria Estadual da Saúde.
Documentos/requisitos necessários para o acesso
Para a obtenção de medicamentos:
Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.
Para cadastro no programa de fraldas:
-Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.
-Laudo de solicitação e indicação do uso de fraldas, feito exclusivamente por médicos da rede municipal de saúde.
Cadastro para retirada de insumos para tratamento da diabetes:
-Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.
-Laudo médico emitido por médico da rede municipal da saúde, com CID e indicação do uso da insulina, bem como das lancetas e tiras para aferição do HGT, as quais serão distribuídas conforme Protocolo Municipal.
Documentos para abertura de processo administrativo junto à SES/RS
-Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.
-Laudo médico emitido por médico da rede municipal da saúde.
-Documentos necessários conforme os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, os quais podem ser orientados pelos farmacêuticos da SMS.
Endereço, horário de funcionamento e telefone
Rua Almirante Tamandaré, 337 – Telefone 3238 4520/4522
8h às 16h
Quem pode acessar
Qualquer munícipe com prescrição médica da rede municipal de saúde
Tempo de atendimento
Havendo a apresentação correta dos documentos e disponibilidade dos medicamentos, insumos ou fraldas necessárias, atendimento em até 30 (trinta) minutos. Para processos administrativos junto à SES/RS, em média 30 (trinta) dias.
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MACRO ÁREA 02 – ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA EM SAÚDE
Centro de Atenção Psicossocial Atalaia – CAPS Atalaia
O CAPS funciona como serviço de porta de entrada e também de referência para atendimento em saúde mental, trabalhando por meio de equipe multiprofissional, bem como por grupos terapêuticos e oficinas, atendendo os mais diversos quadros de saúde mental, além de situações envolvendo álcool e drogas.
Documentos necessários/requisitos para o acesso
-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.
-Comprovante de residência.
Endereço, horário de atendimento e telefone
Avenida Presidente Vargas, 866 – Telefone 3238 1076
8h às 18h, sem fechar ao meio dia
Às quintas-feiras
Das 8h às 12h
Quem pode acessar
Em caso de urgência e emergência, qualquer cidadão.
Para acolhimento, acompanhamento e processos terapêuticos, munícipes de São José do Norte, ou de outros municípios, desde que referenciados.
Serviços prestados
-Acolhimento com classificação de risco
-Atendimento médico e psiquiátrico
-Atendimento de enfermagem
-Atendimento psicológico
-Atendimento de serviço social
-Atendimento de arteterapia
-Refeições (01 refeição por turno de atendimento)
-Atendimentos em grupos e oficinas
-Visitas domiciliares, conforme entendimento da equipe
-Notificações obrigatórias: violências, acidente de trabalho, picadas de animais, dentre outras.
-Ações de saúde para promoção da saúde e prevenção do agravamento das doenças.
Prazo para atendimento
Pode variar conforme a demanda e a capacidade de agenda dos profissionais lotados no CAPS.
O atendimento de enfermagem, após acolhimento, pode demorar em torno de 45 (quarenta e cinco) minutos;
O atendimento médico agendado pode demorar em torno de 30 (trinta) dias
O atendimento psicológico agendado pode demorar em torno de 60 (sessenta) dias
Os demais atendimentos, conforme agenda, podem variar até 30 (trinta) dias.
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Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação Pulmonar
Descrição
Presta os serviços de reabilitação física e pulmonar, individuais e em grupos.
Endereço, horário de atendimento e telefone
Rua Almirante Tamandaré, 337 – Telefone 3238 4519/4521
8h às 15h
Documentos/requisitos necessários
-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.
-Encaminhamento da UBS ou UBSF, ou outro serviço municipal de saúde
Quem pode acessar
Munícipes de São José do Norte, encaminhados por serviços da rede municipal de saúde
Prazo para realização do serviço
Em média 45 (quarenta) e cinco dias para o primeiro atendimento de urgências e 60 (sessenta) dias para os demais
Serviços prestados
-Acolhimento com classificação de risco
-Consultas individuais
-Consultas em grupos
-Espirometria
-Reeducação Postural Global
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Ambulatório de especialidades médicas
Descrição
Serviço que concentra atendimento para consultas, exames e procedimentos de especialidades médicas.
Documentos necessários no dia agendado
-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.
Quem pode acessar
Munícipes de São José do Norte, com encaminhamento de serviços da rede municipal de saúde, agendados pelo serviço de regulação da Secretaria Municipal da Saúde, situado à Rua Almirante Tamandaré, 337.
Prazo para acesso
Varia conforme a especialidade médica.
Para especialidades com maior disponibilidade de agendas, até 60 (sessenta) dias de espera.
Para pequenos procedimentos de nível ambulatorial, o prazo varia até 180 (cento e oitenta) dias.
Serviços prestados
-Acolhimento com classificação de risco
-Exames de ultrassom
-Consultas com especialistas (cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, dermatologista, neurologista, traumatologista, pediatra, ginecologista, procedimentos de nível ambulatorial, urologista, proctologista, oncologista)
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MACRO ÁREA 03 – ATENÇÃO HOSPITALAR
Hospital Municipal
Descrição
Hospital geral, com vocação para internações gerais e de saúde mental, contando com 51 leitos de internação, dos quais 10 são destinados à saúde mental.
Quem pode acessar
Qualquer cidadão.
Documentos/requisitos necessários para atendimento
-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.
Serviços prestados
-Atendimento de recepção
-Acolhimento com classificação de risco (Protocolo de Manchester)
-Atendimento com médico clínico geral
-Internações
-Realização de exames de raio-x e eletrocardiograma
-Transferências de casos de alta complexidade para Hospitais de referência
Prazo para atendimento
Varia conforme a classificação do risco:
Classificação vermelha: atendimento imediato
Classificação amarela: atendimento em até 60 (sessenta) minutos
Classificação verde: atendimento em até 120 (cento e vinte) minutos
Classificação azul: atendimento em até 240 (duzentos e quarenta) minutos
Rede de urgência e emergência
Descrição
Serviço de remoção e transferência de pacientes, eletivos e de urgência e emergência, através de ambulâncias, SAMU ou Lanchas Ambulância
Documentos/requisitos necessários
-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.
Quem pode acessar
Varia conforme serviço.
Lanchas Ambulância
Acesso às transferências eletivas mediante agendamento, com regulação pelo Hospital Municipal de São José do Norte.
Ambulâncias municipais
Acesso às transferências e remoções mediante chamado ou agendamento, com regulação pelo Hospital Municipal de São José do Norte.
SAMU
Acesso mediante chamado pelo telefone 192, com regulação pela central do programa SAMU.
Serviços prestados
-Remoções de urgência e emergência
-Transferências e remoções eletivas
-Atendimento de enfermagem